Aspirantes a cozinheiros hão de concordar que há nada mais gostoso do que utilizar alimentos fresquinhos da horta. O mesmo se dá quando pensamos em temperos e ervas finas. Afinal, itens como esses têm grande capacidade de trazer grande sabor e aroma as refeições.
Pensando nisso, uma excelente opção para quem deseja ter temperos, ervas e legumes ou frutas frescas em casa é fazer o cultivo de uma horta. E acredite, mesmo em espaços restritos, é possível cultivar diversos temperos e hortaliças para obter refeições mais práticas, saudáveis e saborosas em casa.
Além desses benefícios, investir algum tempo no cultivo de uma horta, proporcionará a sua cozinha, cantinho ou sacada, um ambiente muito mais acolhedor e perfumado.
Fora as tradicionais salsinha, cebolinha e manjericão, é possível cultivar outras plantas como pimenteiras, morangos e até tomatinhos cereja. Bastante úteis e saborosos na culinária, não requerem grandes espaços para serem arados.
Por que é importante ter uma horta?
São diversos os benefícios de cultivar uma horta, entre estão:
- economia em compras no supermercado;
- diminuição de desperdício, já que em casa você colhe apenas aquilo que vai utilizar ao invés de adquirir porções pré-estabelecidas;
- mais saúde por consumir uma maior quantidade de alimentos livre de agrotóxicos;
- maior sabor às refeições.
Além disso, a um enorme benefício terapêutico em cultivar plantas em casa, além de deixar o ambiente muito mais bonito e agradável.
Onde posso fazer uma horta em minha casa?
Se seu espaço na cozinha, sacada ou área externa for razoável, é possível abusar da criatividade e do espaço disponível para plantar diversas opções de alimentos diretamente na terra, em recipientes que podem ficar na janela, em nichos da cozinha, sobre as bancadas ou pia, e por aí vai. Porém, se o seu espaço é mais restrito algumas alternativas podem lhe ajudar. São elas:
Utilizando vasos
Vasos são ótimas alternativas para quem tem espaços limitados. Existem diversos tamanhos e formatos que se encaixam bem em qualquer cantinho. Fica interessante colocar alguns sob o canto da pia, em prateleiras da cozinha, na parede ou, até mesmo, suspensos.
Além de úteis, os novos temperos poderão agregar muito ao visual da cozinha, contribuindo com a decoração. Por isso, uma boa dica é escolher vasinhos de cores que combinem com a decoração e utensílios que você já tem.
Horta em embalagens recicláveis
Uma opção excelente, econômica e ecologicamente correta é utilizar descartáveis no cultivo das novas plantinhas. Caso você esteja pensando em descartar essa opção, por questão estética, já lhe adianto que essa opção agregará a função terapêutica que a nova horta irá fornecer.
São inúmeras as formas de reaproveitar embalagens para o cultivo de temperos e hortaliças. Com um pouco de habilidade manual e dedicação, é possível conseguir um resultado agradável as antigas embalagens.
Uma opção que não tem erro e você certamente tem em casa, são as latas de alimentos embutidos. Para utilizá-las como como vasinho é simples: basta remover por completo a tampa e em seguida, com auxílio do próprio abridor de latas, pressione as pontas restantes da lata para as laterais da latinha.
Por fim, passe uma mão de spray da cor de sua preferência. Pronto! Você terá um recipiente novinho em folha esperando por uma muda.
Floreiras para o cultivo de temperos e alimentos
Existem diversos tipos de floreiras, como as de madeira, metal, plástico, alvenaria, entre outros.
As floreiras são ótimas opções para se ter uma horta “completa” em espaços limitados. Além de temperos, as floreiras comportam hortaliças e até mesmo um pé de morangos pode ser cultivado nelas. Além disso, podem contribuir muito para que o ambiente fique mais charmoso.
Caixas de madeira feitas de pallets
Pallets estão em alta e um dos grandes acessórios que podem ser feitos com eles são caixas de madeiras para o cultivo de hortas. Além de barata, essa opção possui o espaço adequado que você necessitará. Se você é adepto ao estilo rústico, saiba que essa opção irá favorecer sua decoração.
Em canecas e potes de vidro
Canecas e potes de vidro também podem ser grandes aliados no cultivo de suas hortaliças. É possível aproveitar os objetos que você já tem em casa e não faz uso frequente.
Em casos como esses, tome cuidado com a frequência de rega de suas plantas. Por não possuírem furo em seu interior, a água não escoa desses recipientes e, por isso, pode ficar acumulada, acarretando a morte de suas hortaliças.
Hortas verticais
Esse estilo de horta é uma grande tendência em sacadas de apartamentos e cozinhas pois, além de otimizar o cômodo, traz um efeito fantástico na decoração.
A horta vertical pode ser adicionada em qualquer paredes pouco aproveitada aí em sua casa, com o auxílio de alguns recipientes como em estruturas de madeira, bem comuns nessa prática, é possível utilizar vasos retangulares também, fixando – os na parede de forma enfileirada.
No próximo post, você vai conferir algumas dicas mais técnicas para a montagem da horta perfeita! Não deixe de acompanhar.